Disartria

Disartria é uma doença neurológica. As pessoas diagnosticadas com essa patologia apresentam como principal caraterística a dificuldade em articular de forma correta as palavras. Todo sistema responsável pela fala, tais como os músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, são alterados por conta de transtorno nervoso, cerebral ou muscular.

Existem dificuldades em coordenar os músculos, talvez porque todo o sistema se encontra fraco ou paralisado. Segue abaixo alguns dos problemas que podem resultar em Disartria:

Além disso, há patologias que podem afetar os nervos e músculos, conhecidas como doenças neuromusculares:

Dependendo do quadro clínico do paciente, a doença pode se desenvolver de forma súbita ou vagarosa. Para aqueles que são diagnosticados com Disartria, a dificuldade em pronunciar determinadas palavras ou sons se torna evidente. Muitas vezes o volume de voz junto com o ritmo são alterados. Outros sintomas incluem:

  • Soar como se estivesse balbuciando
  • Falar baixo ou com um sussurro
  • Falar com uma voz anasalada ou abafada

Fonoaudiologia para tratamento de Disartria

A Fonoaudiologia atua com exercícios miofuncionais. Essa prática faz com que o movimento dos músculos orais seja melhorado. Dessa forma, são regularizadas as funções neurovegetativas e da articulação da fala.

A Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados em tratar a Disartria. Para mais informações entre em contato pelo site ou se precisar, você pode receber informações pelo telefone. A Fisioterapia trata de algumas doenças que estão relacionadas com a Disartria, tal como a Paralisia Cerebral. Basta que você clique aqui, para saber mais sobre a Fisioterapia em casa.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)