Disfagia – Dificuldade de deglutir

O tratamento pela fonoaudiologia busca cuidar de distúrbios relacionados à disfagia, que é a dificuldade de deglutir alimentos, o problema pode causar uma pneumonia aspirativa, quando um alimento cai no pulmão, podendo levar a pessoa a óbito. Podem estar relacionados aos problemas de deglutição alterações neurológicas, mesmo que em estado inicial. São exemplos: AVC – Acidente Vascular Cerebral, traumatismo craniano, e paralisia cerebral. A fonoaudiologia irá tratar de possíveis sequelas causadas pelas doenças neurológicas, a disfagia pode afetar crianças e adultos, mas principalmente os idosos.

O profissional de fonoaudiologia irá diagnosticar e tratar individualmente cada paciente para possibilitar a recuperação de sua capacidade de deglutir, de suas capacidades funcionais e retorno às suas atividades normais. Além de ser importante por evitar uma possível desidratação e/ou desnutrição e a consequente perda de peso.

O tratamento pela fonoaudiologia busca retomar a alimentação de forma segura, proporcionando um pouco de prazer ao paciente. Além de realizar orientações de como se alimentar corretamente para evitar a disfagia. São sintomas:

• Engasgos ao se alimentar; 

• Dificuldade de engolir;

• Tosse ao deglutir;

• Sensação de alimento parado na garganta.

Obrigado pela leitura!

Equipe Central da Fonoaudiologia

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)