Taquifemia

Quando a fala é tão rápida que compromete o entendimento, pode ser sinal de dois distúrbios: a Taquilalia e a Taquifemia.

A primeira é a articulação muito rápida da fala, na qual a pessoa atropela as palavras e pode prejudicar a inteligibilidade da mensagem. Porém, a Taquilalia não está ligada a qualquer disfluência ou gagueira e não compromete a integridade do discurso.

Taquifemia apresenta os mesmos sintomas da Taquilalia, porém, dois outros sintomas também são obrigatórios para o diagnóstico: pouca consciência do distúrbio e aumento de hesitações e disfluências.  Porém, a Taquifemia não deve ser confundida com a gagueira, um distúrbio multifatorial que tem muitas outras características que compõem seu quadro.

Portadores de Taquifemia também podem apresentar troca de letra na fala e escrita, dificuldade para encontrar palavras, dificuldades sintáticas, discurso confuso, dificuldade de leitura e escrita, desatenção, hiperatividade, impulsividade, retardo no desenvolvimento de linguagem e no desenvolvimento motor.

fonoaudiologia trata a Taquilalia e a Taquifemia por meio de exercícios de relaxamento e alongamento para os lábios, língua, pescoço e ombros, pois diminuem a sensação de urgência para falar; exercícios de velocidade, que fazem o paciente perceber as diferenças entre a fala lenta, normal e rápida; e exercícios de pausa silenciosa, que ensina a frequência adequada da fala ao paciente.

Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados em tratar a Taquifemia. Para mais informações entre em contato pelo site ou se precisar, você pode receber informações pelo telefone.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)