26 de Setembro: Dia Nacional dos Surdos

Criado pela Lei 11.796/2008, o dia 26 de Setembro celebra o dia da comunidade surda. A comemoração se dá durante todo o mês de Setembro, sendo conhecido como “Setembro Azul” (cor que simboliza o orgulho surdo) e no qual são realizados diversos eventos como passeatas, palestras, festas de alunos surdos, apresentações teatrais e seminários em prol das necessidades dessa comunidade. Internacionalmente também se comemora essa data, ocorrendo no dia 30 de Setembro.

A data foi escolhida, para lembrar o Congresso de Milão em Setembro de 1980, no qual foi determinada a proibição do uso da Linguagem de Sinais, um triste marco para essa comunidade.

O Setembro Azul tem grande histórico de lutas e conquistas dos surdos, em que se destacam principalmente as lutas pelos direitos linguísticos e culturais. A data é de grande importância para conscientização da sociedade perante as necessidades e direitos dos surdos.

Hoje, cerca de 300 pessoas entre eles estudantes e integrantes da Comunidade Surda na capital de Manaus, saíram em passeata com os lábios pintados de azul ou mesmo amarrados com fita da mesma cor, para reivindicar melhores condições de acessibilidade de comunicação em provas como o ENEM, e incentivar a sociedade a se interessar pelo aprendizado de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)