A importância da Fonoaudiologia para locutores ...

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
  
A importância da Fonoaudiologia para locutores ...
segunda-feira, 30 de junho de 2014
A IMPORTÂNCIA DA FONOAUDIOLOGIA PARA LOCUTORES ESPORTIVOS

O locutor esportivo é um profissional que apresenta grande versatilidade em suas atividades, uma vez que a utilização da voz ocorre não só dentro do rádio, mas também fora da emissora radiofônica. Este profissional atua em diversas áreas, fazendo narração esportiva, apresentando programas variados, atuando na locução comercial, entre outros, dependendo da situação.

Em plena Copa do Mundo de 2014, algumas pessoas possuem a preferência de acompanhar os jogos pela televisão, outros, pelos motivos variados, gostam de ouvir pelo rádio. Independentemente do meio de comunicação, é importante que o narrador tenha uma boa voz para que o ouvinte possa entender o que acontece em campo.

A preparação da comunicação de um narrador ou comentarista esportivo para um grande evento como a Copa do Mundo exige preocupações como o horário da transmissão, temperatura, umidade e tempo de fala. É necessário planejar qual a linguagem escolhida e a sintonia entre narrador e comentarista, por exemplo.

A Fonoaudiologia ocupa um papel importante para esses profissionais da bola. Seu trabalho muitas vezes é feito em conjunto com toda a equipe esportiva responsável pelo evento e tem por objetivo oferecer um suporte para cuidados com a voz e a qualidade da comunicação. Em algumas situações, a preparação deve ser realizada dias ou até mesmo meses antes da realização de uma partida.

O Fonoaudiólogo estimula exercícios para a musculatura das pregas vocais, cuidados com a voz, aquecimento vocal e orientação sobre possíveis problemas que eles poderiam enfrentar caso não sigam os devidos cuidados. Por serem verdadeiros atletas vocais, falam com forte intensidade, contribuindo para o lado emocional de quem os ouve. Dessa maneira, o desgaste vocal se torna frequente, visto que a preocupação está não só no tempo da fala, como também na qualidade da comunicação.

Dessa forma, a qualidade de uma partida está não só no jogo em si, mas também como os acontecimentos são narrados. Por isso, é fundamental estar atento, organizar de forma simples e direta o discurso, ter uma boa clareza articulatória e apresentar conhecimento dos fatos ocorridos.

Pr-avaliao via Telefone