A importância da voz para o ator de teatro

O ator possui a voz como instrumento de trabalho, portanto é necessário estar em dia com o profissional Fonoaudiólogo que tem o papel fundamental de estabelecer o equilíbrio entre a voz e a emoção seguindo os tratamentos e exercícios vocais. É chamada de ‘voz cênica’ a técnica utilizada entre os atores para preservarem a sua voz durante o dia a dia de trabalhos e representações. Os atores e atrizes precisam memorizar falas, e viver os personagens que lhe são sugeridos para o trabalho, para isso é necessário uma linguagem corporal, emocional e principalmente a comunicação oral.

É certo afirmar que todos os sentidos e emoções contribuem para a dicção, logo, uma cena dramática deve ser interpretada com tal emoção que transpareça o drama exigido do momento, assim também acontece numa cena de comédia, romance, e nos demais gêneros. A partir disso, se conclui que o ator ou atriz tem a necessidade de oscilar e adaptar sua voz de acordo com seu papel. Essas oscilações quando realizadas sem técnica podem prejudicar e causar danos irreversíveis.

O Fonoaudiólogo acompanha o elenco e trabalha para que os atores aprendam a usar o corpo, a articulação, a projeção vocal, as expressões e beber água que é indispensável, afinal, as cordas vocais precisam estar bem hidratadas e o corpo bem disposto. Todas as técnicas são necessárias para que o desempenho e o desenvolvimento atribuam uma melhor qualidade em suas performances.

Os exercícios para estes profissionais são constituídos basicamente por uma respiração profunda, relaxamento dos ombros e pescoço, identificar os pontos de tensão e liberar tudo o que permite o stress e outros sintomas como ansiedade, nervosismo, entre outros.

Todas estas informações são receitadas por profissionais de Fonoaudiologia, em caso de dúvida entre em contato com um Fonoaudiólogo, que é o indicado para estes tipos de tratamentos.

Confira os serviços da Central da Fonoaudiologia

Equipe da Fonoaudiologia

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)