A produção da voz

A emissão da voz surgiu com o tempo, pois antes todo o seu mecanismo era utilizado com outras finalidades que não estavam ligadas ao ato da fala. A laringe, por exemplo, localizada na região das pregas vocais, tinha como função somente a respiração e alimentação. Além disso,  estão envolvidos diversos sistemas, onde são trabalhadas a área nervosa, respiratória e digestiva.

A vos está ligada à fala, na produção da comunicação verbal, variando quanto à intensidade, altura, inflexão, ressonância, articulação etc. No ambiente da fonoaudiologia são caracterizadas como pessoas eufônicas aquelas que emitem um bom som de voz, enquanto aquelas que, por exemplo, estão com alguma alteração são consideradas disfônicas. Aquelas que não conseguem falar são chamadas de afônicas.

As pregas vocais vibram em ressonância com as cavidades, sendo produzido o timbre da voz. Estão incluídas nesse trabalho as cavidades ósseas, cavidades nasais, a boca, a garganta, a traqueia e os pulmões, bem como a própria laringe. De modo geral, são três os componentes responsáveis pela produção da voz: os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores.

As vozes femininas são classificadas da seguinte forma:

  • Soprano – Palavra italiana que significa superior. É o nome dado para a voz mais aguda das crianças e das mulheres.
  • Mezzo-Soprano – O mesmo que meio-soprano. É o intermediário entre o agudo e o grave feminino.
  • Contralto – é a voz mais grave entre crianças e mulheres.

 

As vozes masculinas são classificadas da seguinte forma:

  • Tenor – é a voz mais aguda entre os homens.
  • Barítono – é a voz intermediária entre o tenor e o baixo.
  • Baixo – é a voz mais grave entre os homens.

A Central da Fonoaudiologia trabalha com profissionais habilitados em tratar a voz tanto de pessoas comuns quanto profissionais que utilizam da voz como instrumento de trabalho. Para agendar uma consulta entre em contato conosco, pois teremos um prazer em atendê-lo. Nossos fonoaudiólogos realizam tratamentos em casa.

 

Atenciosamente,

Central da Fonoaudiologia

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)