Afasia Infantil

Mais comumente adquirida devido a lesões cerebrais (AVC, traumatismo craniano, Mal de Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, entre outros), a afasia atinge tanto adultos, quanto crianças; nesse último caso, tendo suspeitas de causas emocionais: traumas muito fortes podem acabar causando um bloqueio na área da fala no cérebro.

A afasia infantil pode ser adquirida ou desenvolvida. Os distúrbios de desenvolvimento são os primeiros a aparecerem durante o surgimento da fala, que se dá entre o nascimento e o primeiro ano de vida. Dessa maneira, as crianças que apresentam esse tipo de distúrbio, nunca poderão desenvolver normalmente a linguagem, que acredita-se ocorrer por alterações no Sistema Nervoso, entretanto, a maioria dos casos é de origem desconhecida.  De qualquer maneira, as causas mais comuns são invariavelmente, por perdas periféricas da audição, autismo, retardo mental, paralisia cerebral, traumatismo de parto e até falta de estímulo.

A afasia adquirida surge quando a criança sofre alguma lesão cerebral enquanto está na fase inicial da aquisição das competências da linguagem, o que resulta basicamente, na perda da capacidade de compreensão e linguagem. Ainda assim, crianças com esse tipo de afasia têm maiores chances de recuperação do que um adulto na mesma condição, isso porque os neurônios cerebrais de uma criança conseguem compensar a lesão, reorganizando o cérebro até a adolescência.

A Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados em tratar a afasia. Para mais informações entre em contato pelo site ou pela nossa central de atendimento.

A Central da fonoaudiologia possui profissionais capacitados a tratar da reabilitação de pacientes no quadro pós-cirúrgico de ortognática. Para saber mais

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)