Agnosia

Agnosia é um tipo de distúrbio em que a pessoa deixa de reconhecer objetos, sons e pessoas que fazem parte do seu cotidiano. Há situações em que o paciente vê e descreve o objeto, mas não se lembra do nome dele, ou para que serve.

Em muitos casos essa patologia é apresentada em pacientes que tenham sofrido traumatismo craniano ou derrame. Quando a parte do cérebro que fica responsável pela memorização visual ou sonora é apetada por uma forte lesão, seja interna ou externa, o cérebro fica comprometido, passando a não exercer de forma correta as suas funções.

Algumas situações podem fazer com que o indivíduo recobre algumas capacidades ligadas à audição, visão ou qualquer outra sistema sensorial que tenha sido danificada, entretanto muitos devem lidar com incapacidades permanentes.

Algumas das causas específicas desse problema são os Acidentes Vasculares Encefálicos (AVE), Demência ou outras perturbações neurológicas, lesão causada por traumatismo craniano, Transtorno no Desenvolvimento Psicológico, Infecção Cerebral ou até mesmo fatores genéticos. A aquisição do problema sempre ocorre em uma modalidade, podendo ser visual, auditiva ou tátil.

Fonoaudiologia para Agnosia

O tratamento não é simples para pessoas que estejam sendo acometidas com Agnosia. O Fonoaudiólogo auxiliará o paciente na tarefa de aprender a fazer compensações nos sensores que foram prejudicados. Para isso, serão criadas estratégias para o reconhecimento dos objetos, por meio de outros sensores que não foram danificados.

Central da Fonoaudiologia atua com profissionais que tratam tanto da Agnosia quanto daqueles que sofre o AVE. São realizados tratamentos em domicílio com a finalidade de preservar o conforto do lar, evitando imprevistos e possíveis pioras no quadro clínico do paciente. Para mais informações entre em contato. Será um prazer atendê-lo. Além disso, a Central da Fisioterapia também realiza tratamentos para pessoas com AVE (FISIOTERAPIA).

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)