Audiometria

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
Audiometria
terça-feira, 7 de julho de 2015
AUDIOMETRIA

A audiometria é um teste realizado para avaliar a capacidade de ouvir sons, com esse exame é possível descobrir anormalidades auditivas e medir a intensidade delas, pode ser um teste preventivo com diagnósticos exatos.  

O procedimento se baseia em sons de apitos e palavras faladas, através de um fone de ouvido, o paciente informa ao seu fonoaudiólogo o que escuta. A audiometria pode se dividir em tonal, vocal, ocupacional e tonal infantil condicionada.

Os principais tipos de audiometria são tonais e vocais. A audiometria tonal busca avaliar a prática de receber sons. Este exame verifica se houve perda de audição no paciente e qual o grau da mesma, a pessoa examinada deve avisar ao médico seu nível de audição. A audiometria vocal procura avaliar o nível em que a pessoa consegue entender a fala humana, o paciente escuta diversas palavras e deve repeti-las para o médico. Comumente, os principais exames são realizados juntos, pois se completam.

O procedimento da audiometria não requer preparo prévio, esforço ou dificuldade, o paciente é posicionado dentro de uma cabine acústica e um fone de ouvido é posto em sua cabeça. Esse fone fica ligado a um aparelho chamado de audiômetro, aí então diversos sons são lançados no fone de ouvido. Tons em frequências e intensidades variadas produzidos no exame tonal. Já no exame vocal, são emitidas palavras faladas no fone de ouvido e o paciente reproduz o que foi falado. Antes de realizar a sua audiometria, é importante evitar locais como baladas ou shows cerca de 14 horas antes do procedimento. A audição precisa estar descansada e em ótimas condições.

O resultado da audiometria  é revelado num audiograma, um gráfico que informa sobre as respostas do paciente aos diversos sons emitidos.  Estas pesquisas sobre a audição são indicadas quando a pessoa está com dificuldade de escutar, isso pode ter sido causado por traumas, tímpanos rompidos, medicamentos diversos, infecções no ouvido, condições hereditárias, fatores emocionais, psicológicos ou doenças na região auditiva. Caso o resultado não corresponda para uma descoberta exata, pode ocorrer a necessidade de fazer exames como radiografia, tomografias computadorizada do crânio, Bera ou OEA.

Confira os serviços da Central da Fonoaudiologia 

Equipe Central da Fonoaudiologia 

Pré-avaliação via Telefone