Como a alimentação pode influenciar a voz

A voz é uma das principais maneiras de nos comunicarmos com outras pessoas, por isso é necessário fazer o uso correto para evitar complicações como nódulos ou rouquidão. Alguns alimentos influenciam na voz, por isso devemos ter o devido cuidado no dia a dia principalmente com a maneira como nos alimentamos.

Gritos, pigarros, falar mais alto que o som do ambiente, são hábitos e manias que devem ser evitados. Existem alguns alimentos que podem prejudicar as cordas vocais, como por exemplo, o chocolate e gorduras contidas no leite entre outros derivados, não são indicados pra quem tem a necessidade de usar a voz profissionalmente, como professores e palestrantes. Eles aumentam a secreção e a produção do pigarro.

Bebidas e alimentos muito quentes ou muito gelados, também prejudicam e atrapalham o funcionamento da voz.

Quando ingerimos alimentos em grandes quantidades, ou muito pesados, dificultamos a movimentação do diafragma e atrasamos a digestão. A cafeína também influencia, pois aumenta a acidez do estomago possibilitando refluxo, para quem já é propenso a este tipo de doença.

Por outro lado, também existem os alimentos que ajudam a manter a voz sempre estável e bem cuidada. Frutas cítricas como laranja, limpam a laringe e permitem que a saliva fique mais fina além de beneficiar a reposição de perdas de minerais que são eliminados através da urina.

Maça também é uma fruta indispensável por possuir uma propriedade adstringente mantendo a voz sempre limpa, e beber agua é fundamental para hidratar as cordas vocais e manter a voz sempre saudável.

Estas informações são receitadas por profissionais da saúde, em caso de dúvida, o fonoaudiólogo é o mais indicado para diagnosticar e tratar certos tipos de complicações.

Confira os serviços da Central da Fonoaudiologia

Equipe da Fonoaudiologia

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)