Como a voz é produzida?

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
Como a voz é produzida?
quarta-feira, 15 de julho de 2015
COMO A VOZ É PRODUZIDA?

A voz é o instrumento de comunicação mais imediato que existe, este elemento fundamental pode revelar diversas sensações do corpo humano como entusiasmo, cansaço, ansiedade ou estado de humor, pode também, expressar sua personalidade, e sotaques que definem a região de onde o indivíduo veio. A voz recebe influência de hormônios (masculinos, femininos e de crescimento) e de nossas emoções.

A importância da voz vai muito além da mensagem ser compreendida, nela pode-se transmitir confiança, liderança, credibilidade e assertividade. Todos esses quesitos precisam de harmonia e coerência.

Para usar um tom grave ou aveludado é preciso usar a região do tórax onde ressoam os tons graves e médios, enquanto os timbres mais altos ressoam na região facial, onde os tons agudos se amplificam, dando uma aparência mais jovem a fala. Mas um grande questionamento que se cria quando falamos de voz é: como ela é produzida? De onde sai a voz?

Os principais aspectos da voz são a intensidade vocal, a ressonância que consiste no esforço de sons de determinadas frequências e o amortecimento de outras, a entonação que é a variação do tom usado durante a fala, e a qualidade vocal ou timbre da voz.A voz nasce através do ar que vem dos pulmões que quando chega à laringe induz as pregas vocais a vibrarem. Na laringe as pregas vocais ficam na posição horizontal e quando respiramos, elas se afastam, quando falamos, elas se aproximam e vibram. Porém, a laringe não é o único responsável pela voz, após passar por ela a mesma entra nas cavidades da garganta (boca e nariz), funcionando como amplificadores e alto-falantes. O som se modifica com as estruturas da língua, do formato do lábio, dos dentes e do palato, originando as palavras desejadas.

 

Confira os serviços da Central da Fonoaudiologia

Equipe Central da Fono

Pré-avaliação via Telefone