10 Dicas para Manter a Saúde da Voz

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
  
10 Dicas para Manter a Saúde da Voz
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
10 DICAS PARA MANTER A SAÚDE DA VOZ

Quem já ficou rouco ou perdeu a fala sabe bem da importância da voz na vida cotidiana: ela é produzida pela passagem do ar (vinda dos pulmões) nas pregas vocais, o que faz com que vibrem e produzam som. É também por meio dela que podemos nos expressar demonstrando emoções de várias formas como no falar, cantar, gargalhar, chorar, gritar, etc.

O cuidado com a voz é essencial, sendo uma questão de condicionamento físico. Ficar rouco ou com coceira na garganta com frequência, além de sentir dores ao falar, são sinais de que algo não vai bem. Saiba como cuidar de um de seus maiores bens naturais:

 

1. Coma maçã

A maçã age como uma limpadora natural da boca e faringe. Ao passar por esses orgãos, ela raspa suas superfícies, impedindo que a saliva grossa chegue à laringe e deixa apenas a saliva fina, facilitando as articulações das palavras. Ótima para cantores, professores e profissionais que trabalham com a voz.

 

2. Boceje

Esta é uma das ações que diminuem a tensão do pescoço e que funciona como um bom exercício de relaxamento.

 

3. Evite fumar

Um dos maiores vilões da voz e da laringe é o cigarro que pode provocar irritação, laringite e até um câncer, como é sabido. A nicotina unida à fumaça do cigarro resseca as cordas vocais, fazendo com que a voz fique mais grave e perca sua potência. 

 

4. Evite ingerir grande quantidade de álcool

Álcool irrita as vias respiratórias e altera a qualidade da voz, uma vez que até dá certa sensação de relaxamento, mas também funciona como um anestésico. Com as pregas vocais "amortecidas", fica difícil controlar o esforço realizado ao falar ou cantar. Isso pode levar ao exagero, causando desgastes.

 

5. Evite as grandes doses de café

A cafeína unida a alta temperatura da bebida, acaba desidratando as pregas vocais além de aumentar a acidez no estômago, causando refluxo e ardor ao falar.

 

6. Evite pigarrear

A sensação de que tossir ou pigarrear vai limpar a voz, não passa de um mito. Na verdade, o efeito é completamente o contrário.

 

7. Mantenha o tom normal de voz normal

Gritar ou sussurrar exige naturalmente maior esforço da musculatura, o que pode acarretar em nódulos (ou calos) nas cordas vocais.

 

8. Beba bastante água

Ingerir bastante líquido em temperatura ambiente é grande ação hidratante e lubrificante pra as cordas vocais.

 

9. Má alimentação

Passe a remover de seu cardápio alimentos muito condimentados e/ou que causam azia e má digestão. O excesso de tempero como a  pimenta por exemplo, provoca irritações nas pregas vocais, além de causar refluxo gástrico, irritando a garganta.

 

10. Articulação

Articular bem as palavras enquanto canta ou fala, além de facilitar a comunicação por conta da leitura labial, ainda evita que você tenha que repetir, falar mais alto ou gritar para que seja entendido (a).

 

Central da Fonoaudiologia para os cuidados da Voz

A Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais graduados e especializados no tratamento domiciliar a pacientes que precisam e queiram dar maior atenção a este bem que é a nossa voz. Para saber mais, entre em contato conosco e agende uma pré-consulta grátis.

Pr-avaliao via Telefone