21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down

Home / Dicas de Saúde / 21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down

Considerada um transtorno neurológico, a Síndrome de Down é causada por uma anormalidade genética onde, ao invés de constarem dois cromossomos no par 21, na síndrome de down existem três.

Características como dificuldade em aprender, olhos puxados, orelha e boca pequenas, nariz achatado, dificuldades para respirar, visão e audição afetadas, são próprias de um portador da síndrome.

As crianças com Down passam por todas as fases de desenvolvimento de uma criança normal, a diferença é que tem um atraso. O papel da fonoaudiologia, juntamente com uma equipe multidisciplinar, é diminuir esse atraso, tendo em vista a potencial capacidade de desenvolvimento das crianças. O fonoaudiólogo trabalhará o fortalecimento do tônus muscular facial, labial e da língua. Por ter déficit cognitivo, a criança desenvolve uma dificuldade de comunicação, apresentando atrasos para compreender as coisas e falar, o profissional tratará, através de incentivos, a comunicação verbal do paciente. Além disso, a fonoaudiologia visa melhorar a sucção, postura da língua, deglutição, respiração e a linguagem escrita, proporcionando aos pacientes com Síndrome de Down uma melhor qualidade de vida.

Curiosidade: O dia 21 de março foi escolhido para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down devido ao fato do par 21 ter 3 cromossomos, sendo assim, foi escolhido o dia 21 de março.

A Central da fonoaudiologia possui profissionais capacitados a tratar da reabilitação de pacientes no quadro pós-cirúrgico de ortognática. Para saber mais

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)