1° de Outubro Dia Internacional do Idoso

No dia primeiro de outubro comemoramos o dia internacional do idoso, uma data importante onde celebramos o papel fundamental do idoso na sociedade. Eles são líderes, pessoas vividas, aposentados, cheios de experiências e sabedoria, avós, voluntários e estão em entre nós como referências e exemplos de que a melhor idade chega para todos, mas cabe a cada um de nós saber como chegaremos lá.

O número de idosos cresce a cada dia e existe uma estimativa que em 2050 a população mundial de pessoas com a idade superior a 60 anos chegará a dois bilhões, e isso significa que é necessário que exista um perfil populacional do mundo. Com o aumento da população idosa, os desafios também crescem como: acessibilidade, participação dos idosos na sociedade, combate ao abuso e aos maus tratos, combate à falta de respeito e a descriminação entre outros.

Existem diversas organizações que lutam pelos direitos dos idosos, pelo bem estar e melhoria de vida. A ONU (Organização das Nações Unidas) vem sendo o carro chefe dessas organizações e tem desempenhado um papel fundamental na sociedade com o Plano de Ação sobre o Envelhecimento, que tem por finalidade dar atenção mundial aos graves problemas que afligem uma parte cada vez maior da população do mundo. Quanto à inserção do idoso no mercado, a ONU propõe uma mudança de padrão pra solucionar o grave problema da quebra de sistemas de previdência nos países mais pobres.

Assim o dia Internacional do Idoso serve para homenagear essas pessoas que são referenciais em nosso meio e conscientizar a população sobre a importância de uma mudança de atitude para com os idosos. A equipe da Central da Fonoaudiologia apoia esta causa e participa com o objetivo de divulgar o tema abordado e transmitir a mensagem de reflexão e conscientização social.

Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)