08 de Abril - Dia Mundial da Luta Contra o Câncer

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
  
08 de Abril - Dia Mundial da Luta Contra o Câncer
terça-feira, 8 de abril de 2014
08 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CÂNCER

Nesta terça-feira (8) é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer. A data criada pela Organização Mundial da Saúde é importante para a conscientização sobre a importância da prevenção da doença que, até o ano passado, já tinha atingido cerca de 14 milhões de pessoas no mundo inteiro. Estima-se que cerca de 580 mil casos novos sejam detectados em 2014.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças caracterizadas pela proliferação anormal de células, que formam um tecido conhecido como tumor. Pode atingir diversas áreas do corpo, sendo as mais comuns: próstata, pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, mama, esôfago, colo do útero, ovário e tireoide.

Para marcar a data, a Central da Fonoaudiologia separou cinco dicas para se prevenir de diversos tipos de câncer. Confira:

• Fumo: Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o tabagismo é responsável por diversos tipos de câncer, como o de pulmão (sendo 90% dos casos em decorrência do cigarro), boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.

• Alimentação: Uma dieta saudável pode reduzir as chances em até 40%. O ideal é comer frutas, legumes, verduras e cereais e evitar alimentos gordurosos, salgados e enlatados.

• Álcool: Além de aumentar a chance de desenvolvimento de tumores no intestino, esôfago e fígado, a ingestão de álcool potencializa os efeitos do cigarro. Segundo estudos científicos, duas doses diárias de álcool são necessárias para aumentar o risco de desenvolver câncer de mama nas mulheres e de próstata nos homens.

• Acompanhamento médico: O exame para detectar o câncer de próstata deve ser realizado em homens entre 45 e 70 anos; Mulheres entre 25 e 59 anos devem realizar no mínimo um exame ginecológico preventivo por ano; A partir dos 40 anos, mulheres devem realizar a mamografia anualmente; Após os 50 anos, é recomendado que o exame de sangue oculto nas fezes seja realizado anualmente.

• Preservativo: O papiloma vírus humano é o responsável pelo câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe. Para evitar o contágio, o uso da camisinha é essencial.

Central da Fonoaudiologia conta com profissionais especializados para realizar tratamento em pacientes com Câncer. Procure atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fonoaudiologia ou sobre a Central da Fonoaudiologia, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo! 

Pr-avaliao via Telefone