02 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Home / Dicas de Saúde / 02 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No centro de nosso pescoço está localizada a Laringe. Ela é responsável por muitas funções tais como proteção, respiração, deglutição e produção da voz. Além disso, as pregas vocais ficam nesse órgão. A falta de cuidado e os maus hábitos podem fazer com que todos esses sistemas fiquem comprometidos. O câncer, por exemplo, é o principal vilão.

Esse mal pode se desenvolver por conta do consumo excessivo de álcool e cigarro, entretanto é o tabagismo o maior fator de risco para o desenvolvimento do Câncer de Laringe. Pacientes com essa patologia apresentam voz alterada com piora progressiva, engasgos frequentes, dor para engolir, sensação de algo estranho na garganta e dificuldade para respirar.

Todos os problemas, por sua vez, ficam cada vez maiores à medida que a doença se desenvolve. Quando as cordas vocais ficam gravemente afetadas, o indivíduo pode apresentar dor na garganta, disfagia e dispneia, além da rouquidão, que é a principal característica.

Fonoaudiologia para Doenças de Laringe

Em fase inicial, o Câncer de Laringe possui alto nível de cura, desde que esteja concentrado em regiões menores da laringe. Nesse caso, será realizada uma ressecção da lesão, ou seja, a retirada o câncer é feita por meio de uma endoscopia com laser.

O Fonoaudiólogo, por sua vez, atuará para tratar as sequelas na voz e na deglutição. Além do tratamento, é ele quem avalia, detecta e auxilia na melhora do paciente com dificuldades em falar e engolir tanto alimentos quanto a saliva. Em relação às sequelas do Câncer de Laringe, o profissional procura readaptar as funções comprometidas, ou, tentará amenizar os impactos negativos da doença sobre o sistema fonoarticulatório. 

A Central da Fonoaudiologia atua com profissionais qualificados para atender pacientes em domicílio. Os Fonoaudiólogos vão até sua casa a fim de preservar a comodidade e segurança de seu lar. Para mais informações entre em contato e agende uma pré-consulta.

A Central da fonoaudiologia possui profissionais capacitados a tratar da reabilitação de pacientes no quadro pós-cirúrgico de ortognática. Para saber mais

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)