Dicas de como ensinar uma criança a falar

É no primeiro ano de vida que o nenê começa a balbuciar as primeiras palavras, mesmo assim é desde o nascimento que ocorre o processo de aquisição da linguagem, em contato com outras pessoas. A comunicação do bebê com a mãe se inicia através do choro, dado que essa é a primeira forma de diálogo entre ambos.

Em diversos lugares podem ser realizadas a estimulação da fala. Em especial, esse processo pode ser de maneira simples e em locais normais. Durante o banho ou na hora de brincar são alguns exemplos.

A associação entre objeto e a fala é o melhor mecanismo de aquisição da linguagem. Quando a criança estiver no banho, diga o nome de cada parte do corpo que estiver sendo ensaboada. Ao brincar com os brinquedos, diga a cor de cada um deles, para que a criança faça relações entre o que ouve e o que está em contato.

Repetir facilita no aprendizado, especialmente dentro do contexto em que é realizada essa prática, pois o bebê assimila com mais facilidade como tal expressão foi usada. É importante também que os pais sempre falem corretamente com seus filhos, sendo evitada a fala infantilizada e com pronúncias erradas.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)