Dicas de fonoaudiologia para aprender a falar em público

Um dos maiores medos do ser humano é o falar em público. Existem pessoas que sentem dificuldades em se expressar ou lembrar o que precisam falar durante uma reunião, palestra ou apresentação de trabalho acadêmico e acabam entrando em pânico. O nervosismo é um dos fatores que mais atrapalha o desenvolvimento da fala nesses momentos, assim como a ansiedade e o receio em errar, mesmo sabendo que entende do assunto. Para que essas dificuldades sejam trabalhadas e posteriormente até superadas, acompanhe algumas dicas de fonoaudiologia para melhorar a dicção e a impostação da voz:

• Trabalhe a respiração, inspirando e expirando até se sentir relaxado e confortável;

• Imponha a voz com naturalidade, não fale baixo ou alto de mais;

• Adquira ritmo e velocidade adequados para que sua comunicação seja agradável;

• Melhore a pronúncia das palavras lendo em voz alta um trecho de um livro que agrade;

• Leia e grave alguma coisa, depois ouça. Este método ajudará você a identificar o que precisa ser aprimorado na sua fala;

• Aprenda a falar sem colocar as mãos no bolso, na cintura ou cruzar os braços. Uma boa expressão corporal auxilia no momento que for emitir a voz, para quem for ouvir compreender a mensagem.

A fonoadudiologia auxilia na melhora da dicção a partir de exercícios de trava-línguas, leituras e repetições. Além de ensinar o emissor a posicionar corretamente a língua para que as palavras sejam bem articuladas e compreendidas, o profissional trabalha o uso da voz, ajudando o paciente a adotar um tom agradável, que possa ser ouvido por todos sem causar incômodos. 

Central da Fonoaudiologia atua com profissionais especializados em voz. Os Fonoaudiólogos realizam tratamentos em domicílio a fim de preservar o conforto dos pacientes. Para mais informações entre em contato com a Central da Fonoaudiologia, pois teremos um prazer em atendê-lo.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)