Dicas de fonoaudiologia para uma mastigação saudável

A preocupação com a qualidade dos alimentos que vão a boca é comum entre as pessoas, mas pouca ou nenhuma atenção se dá para a forma como este são mastigados. Como parte do processo digestivo, na boca é iniciada a digestão de alguns alimentos, especialmente dos carboidratos como massas, biscoitos, cereais e alguns doces.

Quando o assunto é a digestão, o primeiro passo (que é a mastigação) é de extrema importância, visto que a adequada trituração dos alimentos feitas pelos dentes facilita o processo de digestão no momento que vão para o estômago. Desta forma, uma boa mastigação e trituração dos alimentos facilitará o processo de digestão, sendo evitados transtornos comuns como azia, má digestão, sonolência após as refeições, entre outros.

Para aqueles que ingerem alimentos mal mastigados os pedaços maiores exigirão mais do estômago. Indivíduos que tenham problemas digestivos são os que mais devem se preocupar com a primeira etapa tornando um hábito diário e necessário a mastigação bem executada. Comer devagar, mastigar bem os alimentos, faz com que a refeição se torne prazerosa, dado que sentimos melhor os sabores dos alimentos.

O melhor, neste momento que é considerado um dos mais importantes, é levar porções pequenas de comida à boca, facilitando a mastigação. Com bons hábitos futuros problemas podem ser evitados.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)