Dicas Fonoaudiólogas para estimular a fala de b...

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
  
Dicas Fonoaudiólogas para estimular a fala de b...
terça-feira, 28 de julho de 2015
DICAS FONOAUDIÓLOGAS PARA ESTIMULAR A FALA DE BEBÊS

Seu filho começa a querer dar os primeiros passos e já consegue emitir pequenos sons, tão pequeninho deixa todos da família encantados imaginando quais serão suas primeiras palavras, e inicia então uma “disputa” de quem ele irá chamar primeiro, papai ou mamãe? Geralmente essas expectativas dos pais começam após os seis meses quando os gemidos e balbucio formam sílabas.

É normal que algumas crianças demorem a produzir a fala correta, com um pouco mais de tempo e paciência eles desenvolvem uma linguagem. A fala de seu filho se tornará uma preocupação caso ele passe dos 24 meses sem produzir palavras e a procura de um especialista de fonoaudiologia é uma ótima alternativa. Mas para estimular esse processo naturalmente, separamos abaixo dicas de fonoaudiólogos para os pais exercerem com seus filhos nos doze primeiros meses.

  • Falar a pronuncia correta é o primeiro passo, falar com voz de bebê errando as palavras propositalmente não irá ajudar o seu filho, pois o bebê tem a tendência de te imitar como movimentos da boca, sons e sorrisos. Se ele aprender errado, provavelmente, terá problemas no futuro.
  • Enfatizar a voz a todo momento também não é garantia de que seu filho gravará as palavras rapidamente, fale de forma natural de forma simples, com boa entonação.  
  • Enquanto fala com a criança olhe em seus olhos e mostre a sua boa, isso estimula a afetividade, ele começa a entender de onde vem o som e a se espelhar em você.
  • Incentive seu filho quando ele começar a balbuciar, mas tome cuidado com a euforia, isso pode causar ansiedade assustando a criança. 
  • O bebê sabe diferenciar uma criança de um adulto e pode aprender e imitar mais rápido com ela. Peça para o irmão mais velho brincar e conversar com o novo membro da família.
  • Não deixe seu filho acomodado, se tudo o que ele quiser estiver em sua frente toda hora, sem precisar chorar, apontar, tentar balbuciar ou fazer qualquer sinal, não há estímulo para que ele melhore a comunicação.
  • Brinque com o seu bebê, ele irá aprender com o divertimento, esse é uma maneira de desenvolvimento saudável.
  • Quando quiser estimular a fala do seu bebê desligue rádio, televisão e computador para que ele não fique confuso, pode ser prejudicial essa mistura de sons.
  • Conte histórias, cante músicas, converse com ele na hora do banho e dê acesso a crianças, o cérebro dele já estará memorizando as palavras.

Confira os serviços da Central da Fonoaudiologia

Equipe da Fonoaudiologia

Pr-avaliao via Telefone