Distúrbio de Processamento Auditivo

Home / Dicas de Saúde / Distúrbio de Processamento Auditivo

 

O processamento auditivo se caracteriza por um conjunto de processos e mecanismos que se encontram dentro do sistema auditivo. Esse processo é realizado diante de algum estimulo sonoro e são os responsáveis por habilidades de localização do som, identificação, discriminação, resolução, integração, processamento auditivo com os sinais acústicos competitivos e com a degradação do sinal acústico.

As modificações dessas habilidades podem ocasionar o transtorno do processamento auditivo. As características principais dessas alterações são: dificuldade auditiva, dificuldades em compreender a fala, falta de atenção, dificuldade com a comunicação oral e escrita, déficits na organização e sequência dos estímulos auditivos, entre outros.

É por meio de uma avaliação audiológica contendo alguns testes específicos para avaliar a função auditiva central que será possível identificar os possíveis transtornos no processamento auditivo. Esses testes são capazes de determinar as habilidades alteradas e fornecer a localização da disfunção no sistema nervoso central e nortear o processo de recuperação.

Estas informações são indicadas por profissionais de fonoaudiologia e em casos de dúvidas procure um fonoaudiólogo que é o profissional indicado para este tipo de especialidade, confira os serviços da Central da Fonoaudiologia.

Equipe Central da Fonoaudiologia

 

A Central da fonoaudiologia possui profissionais capacitados a tratar da reabilitação de pacientes no quadro pós-cirúrgico de ortognática. Para saber mais

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)