Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

No Brasil, estimativas apontam que aproximadamente 7 milhões de pessoas sejam portadoras dessa doença e comprovam que a principal causa delas é o alto consumo de cigarro ou exposição à poeira por longo período.

Esses fatores causam danos substanciais nas vias respiratórias, acabando por obstruir o fluxo de ar, o que pode fazer também com que o indivíduo respire pela boca e assim, afetar a qualidade do ar que entra, uma vez que as vias nasais servem como um filtro de bactérias.

A DPOC pode ser identificada através de radiografias, tomografia e também por exame de sangue ou espirrometria; que serve para medir os fluxos e volumes pulmonares. Já o tratamento por sua vez, se dá através de medicamentos corticosteroides, inalação de oxigênio e reabilitação pulmonar por meio de exercícios.

A fonoaudiologia também é grande aliada no tratamento da DPOC, auxiliando principalmente no combate à incoordenação entre a deglutição e respiração. Também ajuda na fala, que pode ser afetada pela difculdade respiratória.

Para mais informações, fale com um fonoaudiólogo, entrando em contato com a Central da Fonoaudiologia e agendando uma pré-consulta grátis.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)