Dor ao engolir | Causas e tratamentos

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
  
Dor ao engolir | Causas e tratamentos
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
DOR AO ENGOLIR | CAUSAS E TRATAMENTOS

Pessoas que apresentam dificuldade em engolir alimentos podem estar com disfagia. Por se tratar de uma sensação forte de aperto e queimação, prejudica a vontade das pessoas de se alimentarem adequadamente. Se não tratada, o quadro clínico do paciente se agrava.

 

Causas

Especialistas da área de fonoaudiologia apontam que essa situação deve ser tratada como um sintoma com característica de desordem de movimento, tornando-se bastante produtivo abordar a reabilitação com objetivos que priorizem a independência funcional motora, que é a principal afetada.

 

Sintomas

Alguns dos sintomas da dificuldade de engolir alimentos está relacionada com a respiração, por exemplo. Já do ponto de vista sintomatológico, a dificuldade para engolir pode aparecer acompanhada ou não de dor. Em certos casos, é a dor que provoca esta dificuldade.

Nem sempre, porém, ocorre de forma isolada, estando acompanhada de outras patologias tais como:

  • Espasmos esofágicos
  • Doenças de refluxo gastroesofágico
  • Esôfago em quebra-nozes

 

Como tratar a dor de engolir

Pessoas que estão com dor na hora de engolir devem mudar a forma de se alimentar. O primeiro passo é não mastigar de forma acelerada. Caso alguém apresente sinais de sufocação e dificuldade de respirar, a manobra de Heimlich, método pré-hospitalar para desobstruir as vias aéreas superiores, deve ser aplicada rapidamente, para que a situação do indivíduo não piore.

 

Tratamentos para dificuldade de engolir

Por meio de técnicas de fonoaudiologia, o paciente reestabelecerá a forma de alimentação oral, ao mesmo tempo que recupera a forma de nutrição que estava comprometida. Nessas situações, o fonoaudiólogo assume papel preponderante para que a recuperação não seja traumática e nem dolorosa. Dependendo de quais sejam os motivadores, tratamentos multidisciplinares se farão necessários para a total recuperação do paciente.

 

Central da Fonoaudiologia para pessoas com dor na hora de engolir

A Central da Fonoaudiologia atua com profissionais qualificados em tratar pessoas que estejam com dificuldade de engolir alimentos. Nossos fonoaudiólogos realizam tratamento em domicílio, com a finalidade de evitar que o paciente tenha que realizar longos deslocamentos para chegar à clínica. Para saber mais, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo.

Pr-avaliao via Telefone