Esclerose múltipla pode danificar a fala e a de...

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
  
Esclerose múltipla pode danificar a fala e a de...
sexta-feira, 9 de maio de 2014
ESCLEROSE MÚLTIPLA PODE DANIFICAR A FALA E A DEGLUTIÇÃO

A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro e a medula espinhal. As mulheres são mais atingidas do que os homens. É muito comum que a idade dos prejudicados seja entre os 20 aos 40 anos, entretanto há casos em que mesmo fora dessa faixa etária algumas pessoas sejam acometidas.

As células cerebrais ficam cobertas por uma proteção, conhecida cientificamente como bainha de mielina. Essa ferramenta é importante para o bom funcionamento das células localizadas no cérebro. Caso ela esteja comprometida, o funcionamento cerebral fica alterado, fazendo com que os impulsos nervosos diminuam ou – mais grave – sejam interrompidos.

A região do cérebro, assim como a medula espinhal, está sujeita a ataques causados pelas defesas do corpo, que no caso são as células autoimunes. Quando isso acontece, a região atingida fica inflamada. Essa inflamação é que causa o desgaste na bainha mielina.

Não há estudos que apontam os motivos de tal fenômeno, mas as hipóteses sugerem para uma questão genética, vírus causadores, ou a apresentação de ambos em alguns casos.

Fonoaudiologia para Esclerose Múltipla

Por conta de uma doença que altera o sistema neurológico, afetando principalmente as tarefas motoras e sensoriais, automaticamente, o paciente apresenta dificuldade em falar, sendo desenvolvido nesses casos a disartria. Além disso, alguns podem apresentar dificuldades para engolir (disfagia).

A Central da Fonoaudiologia atuará não para curar o paciente, mas para que este possa adquirir um modo de vida saudável. Dessa forma, o tratamento será realizado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Para saber mais sobre a fonoaudiologia, entre em contato e realize uma pré-consulta.

Pr-avaliao via Telefone