Exercícios de canto ajudam a eliminar o ronco

Home / Dicas de Saúde / Exercícios de canto ajudam a eliminar o ronco

Segundo estudo realizado pelo hospital Royal Devon and Exeter, na Inglaterra, exercícios de canto ajudam a reduzir e até eliminar o ronco.

Para chegar a essa conclusão, a professora de canto Alise Ojay selecionou 60 pacientes com problemas moderados e mais 60 com apnéia do sono, sendo que apenas 30 de cada grupo realizaram os exercícios.

O resultado só pode ser observado após três meses, porém, a melhora nos pacientes que realizaram os exercícios foi evidente. Os outros 30 participantes, que continuaram a frequentar grupos de controle, não apresentaram melhora.

Segundo Ojay, não basta apenas cantar, precisa ser os sons exatos, pois o ‘trabalho com sons que soam vigorosamente e movimentos fortes e repetitivos no músculo é importante para a pessoa que ronca’. Mas para funcionar, os exercícios, que consistem na repetição dos sons ‘ung’ e ‘gar’ juntos, em tons diferentes, devem ser praticados diariamente por três meses, durante 12 a 18 minutos.

Ainda segundo a professora de canto, o ronco é causado pela obstrução da garganta pelos tecidos, deixando a respiração mais turbulenta e forçada. Os exercícios, por acabarem com a flacidez da garganta, eliminam o ronco em pessoas com o distúrbio moderado e diminuem em pessoas com apneia grave.

A Central da fonoaudiologia possui profissionais capacitados a tratar da reabilitação de pacientes no quadro pós-cirúrgico de ortognática. Para saber mais

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)