Fonoaudiologia & Nutrição

A deglutição é uma ação simples, que se utiliza de espaços comuns como respirar, e tem como função, levar o alimento para o tubo digestivo, bem como limpar o trato respiratório de possíveis resíduos.

Ela é também um dos processos fisiológicos mais importantes na vida humana, uma vez que é através desse processo que o indivíduo atinge o equilíbrio nutricional necessário para seu corpo e execução de atividades, além de poder desfrutar dos prazeres que a alimentação proporciona.

Denomina-se por “disfagia”, qualquer alteração que dificulte ou impossibilite o processo de deglutição: seja a dificuldade em passar o alimento da boca para o estômago ou qualquer alteração, em qualquer fase do ato de deglutir; problema que pode desencadear sérias consequências como desnutrição, desidratação e por vezes, aspiração traqueal, resultando em pneumonia e quiçá, à morte.

O trabalho com a deglutição exige acompanhamento multidisciplinar, pois, o que se parece simples num primeiro momento, pode ser na verdade, bem mais complexo, fazendo-se necessário o acompanhamento de profissionais especializados nas determinadas áreas a serem trabalhadas.

Nesse sentido, mais uma especialidade pode trabalhar conjuntamente com a fonoaudiologia: o nutricionista é o profissional que irá definir a melhor dieta para a dificuldade do paciente, enquanto o fonoaudiólogo reeducará a deglutição, fazendo uso dessa nova dieta já estabelecida.

Muitos hábitos serão definidos em conjunto, de acordo com a necessidade e dificuldade de cada paciente, a fim de levá-lo a reabilitação, como definir as condutas alimentares tais como o tipo da via alimentar, consistência dos alimentos e os utensílios que serão utilizados na alimentação.

Se interessou? Entre em contato com nossa central de atendimento 24 horas, e aproveite para agendar o melhor dia e horário de sua sessão.

Atenciosamente,

Equipe da Central da Fonoaudiologia

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)