Fonoaudiologia e Respiração

A respiração é uma função vital que quanto realizada somente por via oral ou bucal desencadeia diversos problemas que vão desde mau hálito, cáries, dores de cabeça, falhas na concentração e atenção até má postura corporal.

A qualidade do ar que entra no organismo pelas vias aéreas superiores é inigualável, pois somente as cavidades nasais realizam um sistema de filtração das partículas e microorganismos do ar fazendo com que chegue aos pulmões na temperatura ideal e com boa oxigenação, favorecendo o organismo.

A obstrução nasal causada problemas alérgicos como a rinite, bronquite e sinusite, é quem prejudica a respiração que, em caso de crianças e adolescentes, contribuem com a má formação facial e anomalias dentofaciais, entre outros malefícios.

A fala também pode acabar prejudicada e por isso, o tratamento requer atuação multidisciplinar. Enquanto o ortodontista irá contribuir no tratamento relacionado à expansão da arcada dentária superior para aumentar a capacidade das vias aéreas superiores, o fonoaudiólogo promove exercícios e treinamentos respiratórios enfatizando o funcionamento correto do diafragma visando a recuperação do padrão respiratório nasal.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)