Fonoaudiologia no envelhecimento

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
Fonoaudiologia no envelhecimento
segunda-feira, 15 de junho de 2015
FONOAUDIOLOGIA NO ENVELHECIMENTO

O envelhecimento é um processo natural no ciclo da vida, no qual notam-se algumas alterações fisiológicas, que diminuem e/ou afetam o funcionamento normal dos órgãos e do organismo em geral. Alguns autores estudiosos do tema, acreditam que a velhice começa aos 25 anos, quando atinge-se o desenvolvimento máximo; enquanto outros, apontam que são os 65 anos, legalmente considerados o início da velhice.

A fonoaudiologia é a área da saúde especializada pela pesquisa, prevenção e tratamento das alterações na audição, voz, mastigação, sucção, deglutição e linguagem, portanto, um profissional da área é bem indicado para o tratamento de diversas complicações que começam a surgir com o avanço da idade.

 

Mas que tipos de doenças ou patologias podem surgir na terceira idade?

 As alterações mais comuns identificadas nesse estágio são: diminuição do paladar e da saliva, dificuldade em engolir alimentos mais sólidos, engasgos, lentidão ao mastigar, entre outros.

Nesse sentido, algumas patologias podem estar por trás desses sintomas, como é o caso da disfagia; caracterizada pela dificuldade de deglutição. No entanto, muitos problemas atrelados a diversas funções do corpo, podem manifestar-se, como a presbiofonia (envelhecimento da voz), presbiacusia (envelhecimento do aparelho auditivo), entre outros.

 

De que formas a fonoaudiologia irá ajudar na terceira idade?

O tratamento fonoaudiólogo se dá múltiplas formas: desde a orientação e conversa com familiares, fornecendo toda informação necessária, até chegar ao foco da patologia e sua causa, analisando cada caso como se fosse único.

Se interessou pelo tema? Entre em contato com nossa central de atendimento 24 horas para mais informações e aproveite para já agendar o melhor dia e horário de sua sessão; um profisional irá até você.

 

Atenciosamente,

Equipe da Central da Fonoaudiologia.

Pré-avaliação via Telefone