Fonoaudiologia para pacientes com Paralisia Facial

Home / Dicas de Saúde / Fonoaudiologia para pacientes com Paralisia Facial

 

A paralisia facial é a perda dos movimentos do rosto por problemas com os nervos. Os músculos se tornam flácidos em uma parte da face e isso pode ocasionar por diversos motivos. Esta paralisia pode ocorrer gradativamente durante os anos ou de repente, e dependendo das circunstancias pode durar por pouco ou muito tempo.

A paralisia facial interfere no processo de comunicação e as funções como mastigação, o fechar dos olhos entre outras, são muito prejudicadas e o profissional Fonoaudiólogo atua nessas áreas a partir de exercícios que contribuem para a recuperação desses movimentos que são fundamentais na face. Os objetivos destes exercícios consistem em manter o metabolismo muscular sempre ativo no lado que for paralisado, evitar a atrofia recuperando os movimentos. O que determina a recuperação das funções motoras são os fatores como comprometimento dos nervos, grau das lesões, seu processo de reinervação e as conexões motoras e sensoriais.

Os exercícios faciais são fundamentais nesse processo de recuperação. Confira alguns exercícios indicados por profissionais de fonoaudiologia e fisioterapia:

  • Unir as sobrancelhas e enrugar a testa: Este exercício tem como  objetivo reforçar o músculo supraciliar.
  • Elevar as sobrancelhas: Tem o objetivo de reforçar o músculo frontal.
  • Sorrir: Tem como principal objetivo reforçar o músculo risório.
  • Assobiar e encher a boca de ar: Reforça os músculos bucinador, orbicular dos lábios e quadrado do mento.
  • Mostrar os dentes: Tem como objetivo reforçar os músculos risórios e quadrado do mento.

Todas as informações são indicadas por profissionais de fonoaudiologia, em casos de dúvidas procure um fonoaudiólogo que é o profissional indicado para este tipo de especialidade.

 

Confira os serviços da Central da Fonoaudiologia.

Equipe Central da Fonoaudiologia.

A Central da fonoaudiologia possui profissionais capacitados a tratar da reabilitação de pacientes no quadro pós-cirúrgico de ortognática. Para saber mais

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)