Para profissionais como professores a voz é um instrumento de trabalho, afinal eles lidam com a difícil tarefa de educar e para isso trabalham diariamente por longos períodos, e por meio da comunicação oral transmitem o conhecimento e a sabedoria.
Por utilizarem a fala com frequência, é muito comum que estes profissionais apresentem problemas como, rouquidão, falta de ar, e em alguns casos mais graves cheguem a perder a voz.
O problema mais frequente é a rouquidão que quando se agrava pode se tornar uma complicação chamada disfonia, que é uma alteração na qualidade da vocal. A maioria dos casos de disfonia em professores acontece por conta de nódulos vocais que estão ligados ao atrito excessivo entre uma corda e outra causando um espessamento. Esse espessamento acaba produzindo um efeito de rouquidão, que pode ser identificado através de um exame chamado videolaringoscopia, que tem a função de analisar a estrutura anatômica das cordas, seu fechamento durante a fala e as cartilagens que compõem a laringe. Esse espessamento também provoca os nódulos e conforme o professor força sua voz, maiores eles ficam e a fala acaba sendo cada vez mais prejudicada e perdendo toda sua qualidade.
Confira algumas dicas que podem ajudar no dia a dia dos professores:
- Fazer exercícios vocais todos os dias, de preferência pela manhã antes de começarem as atividades de trabalho.
- Tomar bastante água durante o dia, evitando tomar gelada para não causar um choque térmico por conta das cordas vocais estarem aquecidas.
- Evitar dar aulas de estômago cheio, pois isso dificulta a respiração do pelo diafragma.
- Quando estiver gripado descansar bastante a voz, pois durante o período de gripe o sistema respiratório fica inchado e irritado.
Durante a aula o professor deve tomar o cuidado de não gritar, ou forçar muito sua voz para não prejudicar sua saúde e seu instrumento de trabalho tão necessário que é a comunicação. É muito importante estar em dia com seus exames e consultar o Fonoaudiólogo sempre que surgir alguma complicação.
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Equipe da Fonoaudiologia