Traqueostomia

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
Traqueostomia
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
TRAQUEOSTOMIA

Traqueostomia é um procedimento cirúrgico realizado em decorrência de câncer de laringe, em que é necessário abrir um orifício externo na garganta para permitir a passagem de ar.

A partir deste procedimento o paciente passa a respirar através de uma cânula que é colocada neste orifício, sendo então um atalho para o paciente que precisa da ajuda de aparelhos para respirar.

A traqueostomia é um recurso que além de contornar uma obstrução das vias aéreas, ainda ajuda na remoção de secreções brônquicas, entre outras vantagens como:

  • Proteção da via aérea contra eventuais aspirações e possíveis engasgos;

 

  • Respiração de forma mais cômoda, chegando aos brônquios mais facilmente;

 

  • Facilidade de remoção dos aparelhos de respiração mecânica, entre outros.

 

A intervenção fonoaudiológica inicia-se desde o pré-operatório, quando o fonoaudiólogo busca orientar o paciente sobre os mecanismos de voz, as mudanças sofridas e consequências desse procedimento, bem como em apresentar propostas disponíveis de auxílio à reabilitação, até o pós-operatório quando as mudanças afetam o paciente não só física, mas também psicologicamente.

O tratamento com o fonoaudiólogo irá promover a reabilitação do paciente nas questões vocais (a chamada fala esofágica) e de deglutição. Sobretudo a voz, é a questão mais traumática a ser trabalhada com o paciente, uma vez que a impossibilidade de falar delimita a interação do traqueostomizado com a família, sociedade, etc.

Logo, o fonoaudiólogo não se limita a apenas orientar e tratar o paciente, mas também a motiva-lo até o caminho da reabilitação.

 

Central da Fonoaudiologia para Traqueostomia

A Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados e especializados no tratamento domiciliar para pacientes em quadro de traqueostomia, levando até eles todos os equipamentos necessários para cada sessão e oferecendo um tratamento humanizado, sempre respeitando as limitações individuais. Para obter mais informações, entre em contato com nossa central de atendimento e agende uma pré-consulta grátis.

Pré-avaliação via Telefone