Mastigação

A mastigação implica na trituração dos alimentos em pequenos pedaços, trabalho realizado pelos dentes. A saliva é misturada com o alimento, o que garante uma consistência pastosa dos mesmos. Na saliva está presente a enzima ptialina, que é a responsável por digerir os amiláceos cozidos e os converter em açúcar. Também está presente o muco viscoso, que é responsável pela lubrificação dos alimentos para que eles sejam engolidos sem dificuldades.

Tudo isto possibilita a digestão para que ela seja realizada sem dificuldades e cheguem ‘pré-digeridos’ no estomago, deste modo é evitado certos tipos de transtornos como azia, má digestão, sonolência pós-refeição entre outros.

A mastigação quando realizada incorretamente pode acarretar a má digestão, portanto é um dos passos mais importantes e fundamentais no processo de reeducação alimentar.

O ato de mastigar deve ser sempre eficiente, pois a má eficiência na mastigação é uma das principais causas dos problemas digestivos. O ideal é mastigarmos os alimentos que estão em nossa boca no mínimo 25 a 30 vezes com pausas entre cada deglutição, portanto é necessária a atenção nesse processo que é tão importante para nós.

Confira os serviços da Central da Fonoaudiologia.

Equipe Central da Fonoaudiologia

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)