Melhor idade para tirar a chupeta da Criança

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
Melhor idade para tirar a chupeta da Criança
sexta-feira, 31 de julho de 2015
MELHOR IDADE PARA TIRAR A CHUPETA DA CRIANÇA

A função da chupeta para os bebês é a de acalmar ou tranquilizar. Uma vez que a criança é acostumada com a chupeta, para conseguir fazer com que ela pare de usar, é necessário muito tempo e paciência. O leite materno sempre vem em primeiro, portanto é errado oferecer a chupeta antes do primeiro mês de vida, pois isso pode impedir que a mesma se acostume com o aleitamento materno. Existem alguns benefícios no uso da chupeta, como por exemplo, aliviar a dor, diminuir a ansiedade, prevenir o hábito de sucção do polegar, entre outros, porém existem controvérsias, pois a sua utilização nem sempre é recomendada pelos profissionais da saúde.

Os primeiros dentinhos começam a surgir aos 12 meses de vida, e então por incomodar tanto a chupeta alivia a dor fazendo com que o bebê fique mais calmo. Aos dois anos de idade, a criança já usa a chupeta como um brinquedo, ou por um simples apego, este é o momento de evitar o seu uso para impedir que existam danos na arcada dentária. As chupetas podem fazer com que o bebê se acostume a respirar pela boca dificultando a comunicação e causando uma alteração nas primeiras palavras a serem pronunciadas. Tudo isso acontece porque ao receber o leite materno, a criança desenvolve a musculatura responsável pelos movimentos de sucção da mama, também a deglutição e respiração. O uso da mamadeira não influencia tanto, já que não existe tanto esforço para chupar o leite.

O recomendado é sempre limitar o uso da chupeta, principalmente quando a criança começa a aprender suas primeiras palavras. Aprender a falar é um processo muito importante, e fazer isto com uma chupeta na boca pode influenciar na pronúncia e no mau uso da fala. Em alguns casos o uso da chupeta faz com que a mesma projete sua língua para frente e isso pode trazer problemas para os seus dentes. Portanto a idade ideal para largar a chupeta é a partir de um ano e meio de vida. O Ministério da Saúde determinou que os fabricantes devem alertar os consumidores que produtos como chupetas e mamadeiras podem trazer riscos causados pelo mal uso.

O ideal é que o bebê largue da chupeta sozinho, mas na grande maioria os pais devem ter o difícil trabalho de fazer com que eles percam o hábito. Confira algumas dicas para tirar a chupeta:

  • Impor limites: permitir o uso da chupeta somente na hora de dormir.

  • Providenciar algo que substitua a chupeta: brinquedos e desenhos podem distrair e animar a criança.

  • Faça elogios: para encorajar a criança, elogie quando ela conseguir ficar sem a chupeta. Isso poderá estimular a mesma.

  • Ensine atividades diferentes: brincar muitas vezes faz com que ela se esqueça da chupeta.

Seja paciente em todo esse processo, e logo obterá êxito para que o seu bebê aprenda a falar sem dificuldades.

 

Equipe da Central Fonoaudiologia

Pré-avaliação via Telefone