O que é Anquiloglossia

O freio lingual curto ou inserido muito próximo à ponta da língua é conhecido como Anquiloglossia. Essa, por sua vez, é uma anomalia rara, com aspecto fibroso. O freio lingual curto pode contribuir para problemas mecânicos na alimentação, fala e amamentação.

A Anquiloglossia é muito semelhante à dificuldade na amamentação. Dessa forma, um bebê, por exemplo, pode apresentá-lo, no entanto, alguns profissionais o confundem com a dificuldade anterior (amamentação).

Em alguns casos vem acompanhado de outras dificuldades, agravando mais a situação do paciente. Esse, por sua vez, além de interferir na alimentação materna, causará danos também na fala, em alguns casos. Em outros, quando o pequenino está com a alimentação comprometida, a intervenção cirúrgica se faz necessária para que ela não tenha prejuízos mais sérios.

Fonoaudiologia para Anquiloglossia 

Inúmeras alterações são encontradas por conta de um freio lingual curto (Anquiloglossia), especialmente no que diz respeito às funções relacionadas à sucção, mastigação, deglutição (disfagia) e até mesmo a respiração.

A atenção dos pais será fator determinante a fim de que seja detectada essa anomalia o mais cedo possível, pois o diagnóstico precoce continua sendo a chave principal para a prevenção e tratamento, não só de pequenas alterações, como também de enfermidades mais comprometedoras.

Além disso, será por meio de uma avaliação multiprofissional, contando com Pediatra, Fonoaudiólogo,  Odontólogo, e Otorrinolaringologista que os primeiros passos para o tratamento se iniciarão. A Fonoaudiologia, contudo, realizará um trabalho de acompanhamento de reabilitação pós-cirúrgica, condicionando o paciente tanto para a possibilidade de mastigar e deglutir melhor, como também a amamentação com boa sucção para o bebê.

A Central da Fonoaudiologia realiza tratamento em domicílio. Para saber como nossos profissionais atuam entre em contato, será um prazer atendê-lo.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)