O que é Disartria Atáxica

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
O que é Disartria Atáxica
segunda-feira, 31 de março de 2014
O QUE É DISARTRIA ATÁXICA

Quando uma pessoa está com dificuldades na coordenação, apresentando problemas musculares, ela pode está com Ataxia. A região cerebral responsável por harmonizar os diferentes tipos de grupos musculares é o Cerebelo. Se essa área for de alguma maneira afetada, consequentemente, o indivíduo fica incapacitado de realiza tarefas comuns.

Alguns dos motivos para que isso aconteça pode está relacionado com lesões ou doenças neurológicas. Entre elas estão o traumatismo craniano, catapora ou outras infecções cerebrais, fatores genéticos, esclerose múltipla, derrame ou ataque isquêmico transitório.

Nessa situação, os músculos ficam hipotônicos, ou seja, estão com ausência de força para realizar as atividades de uma pessoa saudável. Para as questões ligadas à boca, podem ser apresentadas monotonia, interrupções de nasalidade e presença de lentidão na leitura e prosódia.

Há mais de um tipo de disartria. Uma delas é conhecida como Disartria Atáxica, que é caracterizada por conta das pausas depois de cada sílaba, ficando evidente lentidão das palavras. Determinada lentidão se referem à prosódia. Essa ferramenta, por sua vez, enfatiza a tonicidade das sílabas.

Algumas das alterações que caracterizam a Disartria Atáxica são imprecisões articulatórias, distorções de consoantes e vogais, intervalos prolongados e velocidade lenta e também voz áspera.

Fonoaudiologia para Disartria Atáxica

O problema na articulação das palavras é o principal problema da Disartria Atáxica. Sendo assim, o fonoaudiólogo fará o tratamento com o objetivo de reduzi-lo.

As áreas de atuação é a postura, tom, tônus, força muscular, respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia. Os trabalhos serão realizados no diafragma, os músculos abdominais, a respiração e inspiração, com relaxamentos musculares, velocidade da fala, entre outros.

A Central da Fonoaudiologia atua com profissionais que estão qualificados para realizar tratamentos em domicílio. Para mais informações sobre nossos fonoaudiólogos entre em contato será um prazer atendê-lo.

Pré-avaliação via Telefone