O que é Otite Média

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
O que é Otite Média
quinta-feira, 27 de março de 2014
O QUE É OTITE MÉDIA

As infecções ou inflamações no ouvido são chamadas de Otite. Há dois tipos: a aguda e a crônica. A aguda surge de repente provocando fortes dores na região auditiva, enquanto a crônica, além de dores fortes, reaparece constantemente e dura por mais tempo. Infecções auditivas causam preocupações constantes nos pais, quando as crianças estão nos primeiros anos de vida.

Há diversos tipos de infecções, entretanto a mais comum é aquela que afeta o ouvido médio, que está localizado atrás do tímpano. Esta, por sua vez, é chamada de Otite Média. A trompa de Eustáquio ou tuba auditiva é um canal que liga o ouvido médio à parte posterior da garganta. Esta tuba tem como finalidade drenar os líquidos que são produzidos no ouvido médio. Se ela for bloqueada, o líquido que deveria ser extraído começa a se acumular, causando infecção.

É comum que o problema aconteça em bebês, visto que a trompa de Eustáquio pode ficar congestionada facilmente. No entanto, há casos em que adultos são diagnosticados, embora com menos frequência. Tudo que obstrui ou provoca inchaço na tuba, provocando o acúmulo de líquido, pode gerar consequências danosas à audição.

As causas incluem alergias, resfriados e sinusites, excesso de secreção, fumaças de cigarro ou outros fatores irritantes. Especialmente nas crianças, as infecções são mais prováveis se a ela passa muito tempo tomando mamadeira.

As estações do ano também podem influenciar na aquisição de problemas, tais como o inverno, época mais propícia para o desenvolvimento de infecções. A enfermidade, por si só, não é contagiosa, mas como o resfriado pode ser disseminado entre as crianças, e esse contribui para o entupimento do canal, as chances são maiores de uma futura infecção entre elas.

Fonoaudiologia para pessoas com Otite Média


Dependendo da infecção, o ouvido pode sarar por conta própria, sem o uso de medicamentos. Entretanto, nem sempre é assim. Em casos mais graves, com reaparecimento constante do problema, o Fonoaudiólogo realizará exames de audição e orientará os pais sobre a importância da audição no desenvolvimento da linguagem, assim como desenvolverá programas preventivos e de orientação.

A Central da Fonoaudiologia atua em domicílio. Para os pacientes que estiverem com Otite Média, o tratamento pode ser realizado em seus lares, sem que tenham que perder o conforto e a comodidade. Nossos Fonoaudiólogos são capacitados para auxiliar em casos de infecções auditivas tanto agudas quanto crônicas. Para saber mais entre em contato. Será um prazer atendê-lo.

Pré-avaliação via Telefone