O que faz a voz ser grossa ou fina?

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
  
O que faz a voz ser grossa ou fina?
sexta-feira, 21 de agosto de 2015
O QUE FAZ A VOZ SER GROSSA OU FINA?

As cordas vocais têm comprimentos e espessuras diferentes e isso é o que explica a diferença de tonalidade entre uma e outra. A anatomia das pregas vocais é o que caracteriza uma tonalidade grave ou aguda e para entender melhor sobre isso podemos usar o exemplo das cordas de um violoncelo e comparar com as de um cavaquinho, o comprimento e a espessura de ambas são diferenciadas porque precisam estar de acordo com a estrutura do instrumento.

As pregas vocais são dobras de músculo e mucosa na caixa acústica que temos no pescoço e na laringe, são o seu comprimento e espessura que determinam o tom de voz. Em crianças as cordas vocais são curtas e finas e por conta disso a voz infantil soa com uma tonalidade aguda.  Nas mulheres conforme o crescimento as cordas também crescem, mas não tanto quando a dos homens. A frequência de uma voz feminina é aguda, leve suave. Já os homens na puberdade passam por algumas oscilações na voz entre a infância e a adolescência e por conta do crescimento irregular, as cordas acabam se desenvolvendo antes da traqueia e esse período de frequência demora o um longo tempo até que a anatomia esteja completamente definida.

Existem alguns meios de mudar a tonalidade vocal para que ela seja mais grave ou mais aguda. Com alguns exercícios específicos indicados por profissionais fonoaudiólogos, que trabalham diretamente nas pregas e na ressonância e também se caso for necessário, no equilíbrio dos hormônios.

Todas essas informações são indicadas por profissionais de Fonoaudiologia. Em caso de dúvida, procure um fonoaudiólogo que é o indicado para estes tipos de caso.

 

Confira os serviços da Central da Fonoaudiologia

 

Equipe da Fonoaudiologia

Pr-avaliao via Telefone