Presbifagia

Com o envelhecimento, algumas mudanças biológicas acabam acontecendo, prejudicando certas áreas e musculaturas do corpo. A partir dos 60 anos é comum que algumas pessoas comecem a apresentar dificuldades na deglutição, o que pode ser a chamada presbifagia.

Como a língua passa a apresentar redução de mobilidade, força muscular e perda das papilas degustativas, juntamente com a diminuição do olfato, esses fatores acabam por dificultar informações sensoriais importantes durante alimentação. Outro fator que pode afetar os receptores mecânicos e sensoriais do palato duro, popularmente denominado “céu da boca”, é o uso da prótese dentária.

Portanto, para identificar os sintomas, basta notar que se sente a língua um pouco “pesada”, as refeições passam a ter maior duração, e os alimentos sólidos são mais difíceis de serem ingeridos. O paciente por vezes, acaba optando sozinho por se alimentar de sopa, mingau e líquidos, o que leva também à perda de peso.

Ao ser esses sintomas devidamente identificados pelo fonoaudiólogo, este fará o plano terapêutico para dar início ao tratamento.

A Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados para tratar a Presbifagia. Para mais informações, entre em contato pelo site ou pela central de atendimento. 

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)