Quando o Bebê Precisa de Fono?

Home / Dicas de Saúde / Quando o Bebê Precisa de Fono?

A expressão facial é o principal canal de comunicação não verbal dos seres humanos; é a forma pela qual apresentamos emoções e complementamos a fala, demonstrando ênfase através das várias expressões que somos capazes de fazer.

A paralisia facial é uma interrupção da informação motora para a musculatura facial, que pode ocorrer em função de uma alteração do nervo facial em qualquer ponto de seu trajeto, resultando na paralisia facial periférica ou paralisia facial central.

A Paralisia de Bell é a mais frequente e caracteriza-se por surgimento súbito; um dia você dorme com toda a musculatura facial funcionando e na manhã seguinte, parte do rosto está paralisado, sem nenhum acometimento neurológico ou auricular, aparente.

Esse tipo de paralisia pode apresentar efeitos tais como estresse, dor, cefaleia, otalgia, dormência ou febre. A questão é que seja qual for a razão ou o tipo de paralisia, o paciente se vê desfigurado, gerando angústia e dificuldade de relacionamento social, profissional, entre outros.

Estudos realizados por profissionais especializados apontaram que o prejuízo na habilidade de sorrir, predispõe o paciente à depressão.

Dessa maneira, a busca por um tratamento imediato nesses casos se faz extremamente urgente, uma vez que o problema pode atingir não somente a face, mas também a língua e algumas vezes até a laringe; comprometendo atividades importantes como a deglutição.

O fonoaudiólogo por ser o profissional que lida diretamente com essas questões, irá atuar de forma minuciosa, trabalhando na causa como um todo, tratando desde a verificação do prejuízo ocasionado a essa musculatura, até às funções relacionadas a ela, afim de minimizar e/ou eliminar as alterações sofridas.

O tratamento consiste basicamente na realização de exercícios precisos que devem ser realizados com certa frequência, segundo a recomendação do profissional. Em algumas poucas sessões, o resultado é garantido.

 

Se interessou? Entre em contato com nossa central de atendimento disponível 24 horas e agende o melhor dia e horário para início de sua sessão.

A Central da fonoaudiologia possui profissionais capacitados a tratar da reabilitação de pacientes no quadro pós-cirúrgico de ortognática. Para saber mais

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)