Respiração Bucal

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
Respiração Bucal
quarta-feira, 20 de maio de 2015
RESPIRAÇÃO BUCAL

A respiração normal deve ser feita por via nasal, já que é através do nariz que umidificação, aquecimento do ar inspirado e proteção das vias aéreas; funções tao importantes, acontecem.

Porém, a obstrução nasal ocosionada por hipertrofia das adenóides (pequenos conglomerados de tecido linfoide, localizados na rinofaringe), alergias, desvio de septo, sinusite, rinite, bronquite, pode resultar em respiração mista - feita alternadamente pela boca e nariz - ou predominantemente bucal.

Apesar de a respiração bucal ser vista como um fator comum, normal e simples, a longo prazo, pode resultar em muitos prejuízos ao indivíduo, muitas vezes, difíceis de serem recuperados; tais como alterações faciais, seja muscular ou óssea, alterações odontológicas alterações no tórax e na postura, principalmente se o portador deste hábito, estiver em fase de crescimento.

O indivíduo que respira pela boca, geralmente apresenta as seguintes características:

- babam ou roncam durante o sono, acordando com a boca seca;
- apresentam olheiras;
- a má função do olfato causa diminuição gustativa e consequentemente, redução do apetite;
- respiração ruidosa;
- mastigação ruidosa com a boca aberta, unilateral, entre outros.

 

Nem sempre um indíviduo irá apresentar todas ou mais alterações que caracterizam o prejuízo da respiração bucal, mas é importante que um familiar ou alguém próximo, esteja atento para indicar o tratamento fonoaudiológico.

O tratamento para respiração bucal se dá de maneira multidisciplinar, portanto o fonoudiólogo deverá também solicitar exames mais detalhados de outras especialidades como a otorrinolaringologia.

A fonoaudiologia, em qualquer caso, buscará a normalização funcional, a fim de regularizar a respiração, proporcionando a postura adequada dos lábios, língua e maxila, normalização das funções de sucção, mastigação, deglutição e fala, aumento da capacidade pulmonar, etc.

Em caso de dúvidas, consulte um profissional, entrando em contato com nossa central de atendimento e agendando o melhor dia e horário de sua sessão.

 

Atenciosamente,

Equipe da Central da Fonoaudiologia.

Pré-avaliação via Telefone