Rouquidão | Causas e tratamento

Alterações na qualidade da voz, assim como na sua produção, podem estar associadas à Rouquidão, problema disfágico comum para aqueles que utilizam a voz diariamente. Nessas situações a voz soa fraca, ofegante ou áspera. O que faz com que tal fenômeno ocorra pode variar de acordo com o paciente, mas na maior parte das vezes está ligado às cordas vocais.

Problemas na laringe compromete o tom de voz das pessoas. Os principais fatores de desenvolvimento são o abuso no sistema vocal, patologias que envolvam questões hormonais e, em casos graves, câncer na região do pescoço.

As causas também podem estar relacionadas com alergias, refluxo ácido, a inalação de substâncias irritantes, tosse crônica, danos nas vias aéreas, consumo excessivo de álcool e cigarro.

Como os motivos variam, podem mudar também as formas de tratamento. Em casos de infecções virais, por exemplo, o repouso e a hidratação do sistema vocal, através de orientações profissionais, é a solução. Para profissionais que se valem da voz, é recomendado o repouso.

Fonoaudiologia para Rouquidão

Central da Fonoaudiologia conta com profissionais capazes de tratar pessoas que estejam com Rouquidão. Por ser um distúrbio da voz, nossos fonoaudiólogos também podem auxiliar em outras situações como a disfonia, que é a dificuldade na produção da voz, e também previne contra situações desconfortantes. Para saber como são nossos serviços realize uma pré-consulta. Será um prazer atendê-lo.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)