Saiba como a fonoaudiologia auxilia usuários de aparelho ortodôntico

Home / Dicas de Saúde / Saiba como a fonoaudiologia auxilia usuários de aparelho ortodôntico

Poucos sabem disso, mas alterações no formato dos dentes também podem ser tratadas pela fonoaudiologia. O ortodontista é naturalmente o profissional que trata os problemas dentários e utiliza o aparelho como forma de correção. O problema é que sem os cuidados necessários, o resultado obtido durante o tempo de uso do aparelho é perdido no momento da retirada.

Entre as causas mais comuns do desalinhamento dos dentes após a retirada do aparelho estão: problemas respiratórios (sinusite, rinite, desvio de septo, adenóide e amídalas muito desenvolvidas) e alteração da musculatura orofacial (língua, bochechas e lábios).

Ou seja, quando o aparelho é colocado, o paciente deve fazer acompanhamento com uma equipe multidisciplinar formada pelo ortodontista, que fará a manutenção do aparelho, pelo otorrinolaringologista, responsável pelo tratamento de eventuais problemas respiratórios, e pelo fonoaudiólogo, que auxiliará na realização de exercícios da musculatura orofacial.

Além de acertar a postura e tônus da língua, lábios e bochecha para evitar problemas futuros, a fonoaudiologia também auxilia na eliminação de incômodos causados pelo aparelho, como as alterações na fala, dificuldade de deglutição (formação de bolo alimentar) e na interposição da língua.

Central da Fonoaudiologia conta com profissionais especializados para realizar tratamento em pacientes com problema de motricidade orofacial. Procure atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fonoaudiologia ou sobre a Central da Fonoaudiologia, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo! 

A Central da fonoaudiologia possui profissionais capacitados a tratar da reabilitação de pacientes no quadro pós-cirúrgico de ortognática. Para saber mais

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)