Técnicos de futebol sofrem com a falta de voz

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
Técnicos de futebol sofrem com a falta de voz
segunda-feira, 2 de junho de 2014
TÉCNICOS DE FUTEBOL SOFREM COM A FALTA DE VOZ

Foi feito uma pesquisa que consistiu em avaliar a voz de técnicos de futebol de campo e de salão. Os resultados apontaram para as consequências geradas na voz a partir do uso intenso aos quais os mesmo submetem o sistema fonológico durante os jogos. A análise foi realizada em universidade federal nordestina.

Contando com a participação de 22 técnicos, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pernambuco (UFRE) aponta que as principais queixas dos técnicos são a rouquidão, perda e falhas na voz, pigarro, cansaço ao falar, e tensão na região do pescoço, sendo essas as consequências muito comuns após os jogos.

Independentemente da atuação como técnico de campo ou salão, não houve uma diferença em termos de prejuízo vocal, uma vez que o principal fator que contribui para os danos são os ruídos ambientais, demonstrando que as reclamações são semelhantes, tanto em campo quanto em quadra.

Consequentemente, alguns desses profissionais podem ter alterações emocionais, tais como irritação, ansiedade, depressão e perda da autoconfiança. Em termos de cuidados, nenhum – ao longo de sua formação – afirmou ter passado por estudos relacionados ao cuidado da voz. Isso, por conseguinte, demonstra a importância do fonoaudiólogo na formação desses profissionais que tem um uso tão intenso da voz, orientando o grupo de atletas durante os treinos e competições.

A Central da Fonoaudiologia auxilia na preservação e qualidade da voz. Nossos fonoaudiólogos realizam tratamentos em domicílio, com a finalidade de preservar o bem-estar de seus pacientes. Para ter mais informações, você pode entrar em contato conosco e marcar uma pré-avaliação. 

Pré-avaliação via Telefone