Teste da Orelhinha

Triagem Auditiva Neonatal apelidada de Teste da Orelinha, é um exame feito em recém-nascidos para detectar se o bebê possui problemas em sua audição. Caso seja identificada alguma deficiência é possível iniciar o diagnóstico e tratamento precocemente, evitando problemas maiores durante seu crescimento.

avaliação otorrinolaringológica e exames complementares são realizados e nesta fase, muitos bebês apresentam audição normal ao passo que outros, têm perda auditiva confirmada. A partir da confirmação do grau de perda auditiva o bebê é encaminhado para um programa de intervenção precoce, que consiste em orientação familiar, uso de Aparelho de Amplificação Sonora (AASI ou Implante Coclear) e terapia fonoaudiológica.

O teste é rápido, indolor, não faz uso de agulhas e não têm contraindicações, além de ser recomendado pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia que seja realizado na maternidade antes da alta hospitalar. Espera-se que todos os hospitais e maternidades do Brasil ofereçam o teste cujo realização gratuita se tornou obrigatória por meio da Lei Federal 12.303/2010.

A participação do fonoaudiólogo em todas as fases do processo de detecção é fundamental para o diagnóstico audiológico e intervenção precoce das alterações auditivas.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)