Dia Internacional de Combate às Drogas

26 de Junho é a data designada pela ONU para comemorar o Dia Internacional da Luta contra o Uso e Tráfico de Drogas. No Brasil, foi adotado o Dia Nacional de Combate às Drogas que envolvem palestras durante toda a semana, em escolas e diversas entidades que lidam com crianças e adolescentes. A importância desse tema suscita diversas discussões na sociedade.

O uso excessivo de substâncias psicoativas acarreta em diversos problemas para o usuário em todos os âmbitos de sua vida, debilitando-o psicologicamente, emocionalmente, economicamente e principalmente fisicamente.

Depois do psicológico, o físico é quem mais sofre com as alterações e visível destruição do corpo causado pelo uso das substâncias psicoativas, afetando diversas funções vitais, incluindo a comunicação.

Por essa questão, diversas pesquisas têm sido realizadas acerca da atuação da fonoaudiologia em casos de dependência química, uma vez que é área de conhecimento responsável por compreender a comunicação dos seres humanos.

Grande parte dessas pesquisas estão baseadas em alterações crônicas, ou seja, quando há ou houve uso abusivo e constante de substâncias psicoativas; ou agudas, proveniente do uso imediato; que ficam expressas na fala, dificultando assim, a compreensão e a expressão das dificuldades gerais na expressão da linguagem oral.

Em alguns casos e dependendo do tipo da droga usada, o usuário fica com sequelas na linguagem, dificultando a compreensão e é neste ponto que o fonoaudiólogo irá trabalhar, fomentando uma comunicação eficaz e clara.

Interessou-se? Conhece alguém nessa situação? Procure ajuda ou entre em contato com nossa central de atendimento 24 horas para mais informações.

Atenciosamente,

Equipe da Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)