Você sabe se tem Bruxismo?

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
Você sabe se tem Bruxismo?
quarta-feira, 10 de junho de 2015
VOCÊ SABE SE TEM BRUXISMO?

O bruxismo é um "hábito" ou transtorno, que consiste em ranger os dentes ou "trancar" a mordida, acarretando em fortes dores na mandíbula e cabeça. Grande parte dos casos, estão associados ao estresse, mas principalmente ao fechamento inadequado da boca, dentição desalinhada e a fatores psicológicos ou emocionais. No entanto, somente um profissional especializado, é quem vai realmente confirmar a origem e causa desse transtorno que acomete 15% das pessoas.

Como geralmente é comum que esse hábito se manifeste durante o sono, o indivíduo que o possui, não sabe disso.

 

Então como posso descobrir se sofro ou não de bruxismo?

Este mal deixa sinais claros como dores de cabeça, no ouvido, rosto e na mandíbula. Preste atenção em seus dentes: se estivem retinhos, como se serrados (sem que tenham tido essa forma algum dia), é possível que você já os esteja rangendo há algum tempo.

 

Tratamento

Geralmente, quem identifica esse problema em si, procura um dentista que vai remediar a situação, recomendando o uso de uma placa de mordida (ou placa miorrelaxante); uma espécie de aparelho em acrílico, usado durante o sono para evitar o atrito e consequentemente, o atrito entre os dentes.

No entanto, é o fonoaudiólogo o profissional quem pode garantir o controle dos sintomas, uma vez que - é importante deixar claro - bruxismo não tem cura. Nesse sentido, irá orientar o paciente quanto a mastigação, relaxamento muscular facial e outras terapias complementares.

Nesse caso então, o tratamento pode ser multidisciplinar, sendo acompanhado tanto pelo dentista, mas principalmente pelo fonoaudiólogo.

 

Sofre de bruxismo ou conhece alguém que sofra? Entre em contato ou indique nossa central de atendimento 24 horas, para tirar dúvidas, enviar sugestões e quem sabe, aproveitar para agendar o melhor dia e horário de sua sessão.

Na central da Fonoaudiologia, um profissional vai até você! Cuide-se, contate-nos.

 

Atenciosamente,

Equipe da Central da Fonoaudiologia.

Pré-avaliação via Telefone