DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Em um termo mais genérico, a DPOC, ou doença pulmonar obstrutiva crônica, refere-se a todas as doenças pulmonares mais comuns, como bronquite crônica, enfisema pulmonar, asma brônquica e bronquiectasias. Porém, o termo é corretamente empregado quando se trata de bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Estima-se que só no Brasil haja 7 milhões de portadores da doença, cuja principal causa é o tabagismo ou exposição à poeira por um longo período, pois causam danos em todas as vias respiratórias, obstruindo o fluxo de ar. Os danos não são completamente reversíveis e tendem a progredir com o passar dos anos.

O diagnóstico é realizado por meio de exames de imagem, como radiografia e tomografia, exame de sangue ou espirometria, que mede os fluxos e volumes pulmonares. O tratamento consiste em medicamentos corticosteroides, oxigênio domiciliar e reabilitação pulmonar por meio de exercícios.

O acompanhamento com um fonoaudiólogo é importante para auxiliar no combate da incoordenação entre respiração e deglutição, o que aumenta o risco de aspiração, e na fala, que pode ser afetada pela dificuldade respiratória.

Central da Fonoaudiologia conta com profissionais especializados para realizar tratamento em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica que apresentam disfagia. Procure atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fonoaudiologia ou sobre a Central da Fonoaudiologia, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo! 

Obrigado pela leitura!
Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)