Alterações de mastigação, sucção, respiração e deglutição

O recém-nascido deve ter a Sucção, Respiração e Deglutição  em total harmonia. Essas ferramentas são imprescindíveis para o correto desenvolvimento do bebê. A alteração em qualquer um deles pode acarretar em graves consequências na alimentação e, no futuro, na comunicação do paciente.

Qualquer sinal que fuja da normalidade deve ser motivo de preocupação, sendo que a consulta imediata com um fonoaudiólogo será fator determinante para as medidas que deverão ser adotadas. Crianças que apresentem dificuldades de sucção, automaticamente apresentam falta de alinhamento na alimentação, respiração e também na deglutição.

Um dos principais motivos para todos esses problemas pode ser neurológico. A preocupação desde cedo com todos esses mecanismos é fundamental para que o bebê tenha uma amamentação correta, pois é nessa fase que os músculos do rosto crescem e se fortalecem, além de serem preparados para receberem os alimentos sólidos.

Fonoaudiologia para alteração de mastigação, sucção, respiração e deglutição

Quanto mais cedo for detectado o problema, mais fácil será o tratamento. A dificuldade para amamentar pode estar relacionada com a língua presa, que acontece quando o freio da língua é curto.

Nessas situações o Fonoaudiólogo  avaliará em que situação o paciente se enquadra, sendo determinados os tratamentos adequados para cada caso. A Central da Fonoaudiologia  atua com profissionais habilitados para tratar paciente com Alterações de Mastigação, Sucção, Respiração e Deglutição. Para mais informações entre em contato e realize uma pré-consulta. Será um prazer atendê-lo.

Obrigado pela leitura!
Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)