Apneia

A Apneia Obstrutiva do Sono é uma doença na qual a respiração sofre interrupções durante o sono, devido o estreitamento das vias aéreas que ficam bloqueadas. Quando ocorre a pausa na respiração, especialistas chamam de episódio de apneia.

A maioria dos pacientes que têm apneia obstrutiva do sono ronca durante a noite, isso ocorre, pois o ar tenta passar pela via aérea estreita. Entretanto, nem todos os pacientes que roncam apresentam episódios de apneia.

Além do ronco, outros sintomas da doença são: Paradas da respiração durante o sono; Sonolência durante o dia; Boca seca ao acordar; Suor excessivo durante a noite; Dor de cabeça; Irritabilidade; Depressão.

O diagnóstico é feito através da polissonografia que define e registra as fisiologias enquanto o paciente dorme. São analisadas fisiologias como: Atividades cerebrais e musculares; Movimentos Oculares; Respiração; Teor de oxigênio; Posição corporal.

O tratamento de Motricidade Oral melhora e reabilita os aspectos funcionais e estruturais da região orofacial. Com isso, desenvolvem-se as funções de sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala. O fonoaudiólogo orienta o paciente a relaxar a cervical, posicionar corretamente a língua e, com exercícios, melhora a ventilação nasal, a mobilidade dos músculos e aumenta a força da musculatura mastigatória.

Central da Fonoaudiologia conta com profissionais especializados para realizar tratamento em pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono. Procure atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fonoaudiologia ou sobre a Central da Fonoaudiologia, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo!

Obrigado pela leitura!

Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)